Programa Educativo e de democratização

 

O programa educativo do Festival de Cinema Francês visa proporcionar a interação e a integração dos diversos públicos com o universo do cinema francês contemporâneo. Para isso, instituições de ensino são convidadas a participar das sessões gratuitas, realizadas em salas de cinema, centros culturais, escolas e cineclubes, simultaneamente, em todo território nacional.

 

Este ano, escolhemos apresentar o filme de animação Maya, me dê um título, de Michel Gondry, um filme poético, engraçado e muito criativo.

 

A técnica de animação utilizada por Gondry para esse filme é a do papel recortado. Essa técnica consiste em fabricar personagens em papel ou cartão e fazê-los mover-se em cenários. Eles podem ser extremamente elaborados e parecer verdadeiras marionetes articuladas ou mais simples, como em Maya, me dê um título.

 

Maya nos mostra que o cinema pode nascer de gestos simples: das mãos que recortam, colam, moldam e dão vida ao que parecia parado.

 

A intenção de apresentar este filme é inspirar as crianças a inventar e encenar suas próprias histórias. Além disso, o livreto educativo que será fornecido a elas e aos professores explica a técnica de animação com recorte de papel, incluindo um tutorial sobre como fazê-lo. Assim como no filme, o caderno foi pensado para incentivar a curiosidade, a imaginação e o fazer artístico. Sua versão impressa será distribuída após as sessões e também será disponível no site do festival, com um tutorial em vídeo.

 

Por fim, como sempre, o festival organizará exibições gratuitas de vários filmes da seleção, que serão exibidos em estruturas culturais e sociais de todo o país.


Aprenda como fazer seu filme de animação em papel cortado com este tutorial: