BEM VINDOS AO FESTIVAL DE CINEMA FRANCÊS DO BRASIL !
O nome mudou, mas o propósito continua o mesmo! Trazer o melhor do cinema francês para o público brasileiro em todo o país. Assim, esse novo nome revela melhor nossa especificidade: a de ser o único evento cultural francês de âmbito nacional! Obrigado, Varilux, pelos 15 anos de parceria maravilhosa e bem-vindo ao Festival de Cinema Francês do Brasil!
Nossos queridos parceiros continuam ao nosso lado, como a Embaixada da França e as Alianças Francesas, a quem agradecemos pela confiança e fidelidade. Damos as boas-vindas a dois novos participantes nesta aventura cinematográfica, o banco BNP Paribas e o grupo Edenred. E agradecemos de maneira geral aos inúmeros parceiros (mídia, distribuidores, cinemas, etc.) que nos permitem organizar há 15 anos nossa temporada da França no Brasil
Como todos os anos, oferecemos o melhor da produção cinematográfica francesa atual, com 20 filmes e uma homenagem ao grande ator de comédias Pierre Richard, que nos honra com a presença para apresentar seu último filme e que celebramos com cinco comédias que marcaram toda uma geração de franceses.
Recebemos também, pela segunda vez em 15 anos de festival, a atriz Isabelle Huppert, que vem apresentar o filme A Mulher mais rica do mundo, de Thierry Klifa, que abre este festival no Rio de Janeiro. E, claro, uma delegação numerosa e prestigiada de cineastas e atores entre os mais ativos da atualidade do cinema.
Os filmes podem abrir novas perspectivas, levantar questões (sempre), trazer respostas (às vezes) e reforçar convicções, especialmente nestes tempos de crises políticas, guerras e conflitos que nos desafiam todos os dias. Temos um interesse especial, através da nossa seleção de filmes, em criar oportunidades e momentos de intercâmbio e participar de uma sociedade democrática através da experiência cinematográfica comum.
Muitos dos filmes da programação mergulham no âmago da vida familiar ou retratam situações e momentos difíceis que transformam vidas. Na maioria das vezes, os personagens estão em busca de si mesmos ou de seu lugar no mundo. Independentemente do formato, a seleção oferece um olhar profundamente humano, muitas vezes terno, sobre seus protagonistas e os desafios que enfrentam.
Comédia, suspense, drama ou animação: deixe-se surpreender por esses filmes que vão entreter e inspirar você a refletir sobre as grandes e pequenas questões do nosso tempo!
Emmanuelle et Christian Boudier
