Prêmio Valois de Música de Filme – Festival do Cinema Francófono de Angoulême

Indicado ao Festival Internacional de Cinema de Comédia de Alpe d’Huez

 

Sinopse
Do Atlântico ao mar Negro, Mathias leva seu melhor amigo Philippe em uma viagem de bicicleta. Juntos, eles refazem o percurso que Youri, seu filho, havia iniciado antes de desaparecer tragicamente.

 

Mathias Mlekuz, diretor
Nascido em Lens, Mathias Mlekuz iniciou sua carreira nos palcos em 1986, antes de estrear no cinema dez anos mais tarde, em La Divine Poursuite de Michel Deville, seguido por uma participação em Pola X, de Leos Carax. Em 2000, atuou em Les Acteurs anonymes de Benoît Cohen, cineasta com quem colaboraria regularmente. O sucesso de Nos enfants chéris (2002) consolidou essa parceria e permitiu a Mlekuz criar um personagem recorrente de arrivista sensível, ao qual retornaria em diversas ocasiões. Além da televisão (Avocats & Associés, Nos enfants chéris), o ator também participou de grandes produções como Um Americano Bem Tranquilo (The Quiet American, de Phillip Noyce), onde contracenou com Michael Caine. Frequentemente presente em comédias, tornou-se um dos segundos papéis mais notáveis do cinema francês, com participações em títulos como Deux jours à tuer e Pars vite et reviens tard. Em 2009, dividiu a cena com François-Xavier Demaison em Divorces, de Valérie Guignabodet.

 

Críticas
Um OVNI sobre duas rodas. Uma agradável surpresa, tão bagunçada quanto cativante. Ouest France

Um road movie de luto, ao mesmo tempo triste e engraçado. Dernières Nouvelles d’Alsace

Uma obra que faz bem, pois mostra, sem moralizar ou dar lições, como, a partir de um drama, é possível seguir em frente, se reerguer, amar a vida e rir novamente. Nice-Matin