Filme de abertura do Festival de Cannes 2025

 

Sinopse
Quando Cécile está prestes a realizar seu sonho, abrir seu próprio restaurante gastronômico, ela precisa voltar na aldeia onde cresceu após o infarto de seu pai. Longe da agitação parisiense, ela reencontra seu amor de juventude.

 

Amélie Bonnin, diretora
Amélie Bonnin formou-se em roteiro na escola La Fémis e realizou seu primeiro documentário em 2012, La Mélodie du boucher, seguido de La Bande des Français. Em 2021, ela lançou seu primeiro curta musical de ficção intitulado Partir un jour , que lhe rendeu o Prêmio César de Melhor Curta-Metragem de Ficção. Ela então adaptou o mesmo para um longa-metragem, com variações e acréscimos. O Segredo da Chef (Partir un jour) foi selecionado para abrir o Festival de Cinema de Cannes de 2025.

 

Bastien Bouillon, ator – CONVIDADO DO FESTIVAL
Bastien Bouillon estreou no cinema no filme A Guerra Está Declarada (2010), de Valérie Donzelli, onde interpretou Nikos, amigo de Roméo (Elkaïm). Em 2011, a diretora o chamou novamente para atuar em Main dans la main, seguido de Marguerite & Julien.
Sébastien Betbeder então lhe ofereceu um dos papéis principais em sua comédia romântica 2 Outonos, 3 Invernos (2013), o de Benjamin, um amigo próximo de Vincent Macaigne. Na sequência, Bastien Bouillon apareceu na comédia policial O Mistério Henri Pick*, seguida por dois thrillers: Carnívoros de Jérémie Rénier e Seules les bêtes de Dominik Moll. Em 2023, o cineasta o chamou para ser protagonista do filme A Noite do dia 12, que lhe rendeu o prêmio de Ator Mais Revelação.

 

Críticas

Um turbilhão estonteante de nostalgia, que encanta com sua melodia melancólica que provoca lágrimas e faz o coração pulsar. Doce e intenso. Le Dauphiné Libéré

O filme transmite essa ideia magnífica de que ainda é possível devolver às coisas sua beleza, reativando-as, literalmente, reencantando-as. Les Inrockuptibles

Um relato agridoce e revigorante sobre o amor, os arrependimentos e o tempo que passa. Ecran Large